Lagoa do Peri


Localizada no Sul da Ilha de Santa Catarina, próxima à praia da Armação, a Lagoa do Peri não pode ficar de fora do roteiro de quem visita a Ilha de Santa Catarina. É a maior lagoa de água doce da costa catarinense, com cerca de 5 km2 de extensão. A área em volta da lagoa tem de mata e trilhas belíssimas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. Com 23 quilômetros quadrados, a área foi transformada em 1981 em Parque da Lagoa do Peri, estando, desde então, sob jurisdição da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram). É preservada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828.

Com boa estrutura para quem procura tranquilidade, a lagoa é dividida em três áreas para controle - lazer, reserva biológica e paisagem cultural. A praia da lagoa - para banho, as trilhas, os banheiros, a sede do parque, as 80 churrasqueiras, o bar e lanchonete, o estacionamento para 200 carros e o posto salva-vidas fazem parte da área de lazer. Já a reserva biológica, um dos pontos onde a vegetação está mais preservada na Ilha, junto com alguns morros da Costa da Lagoa, é mais utilizada em caso de pesquisas. Mas é na paisagem cultural que o visitante tem a oportunidade de conhecer um engenho de farinha e um de cana-de açúcar.

As crianças também têm boas opções de entretenimento. Além da água doce e tranquila, ideal para banho, há um pequeno parque infantil, com área arborizada por enormes eucaliptos, onde elas podem brincar e se divertir à vontade. Passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são atividades permitidas por lá.

Para quem gosta de desvendar caminhos por dentro da mata, há três trilhas que rodeiam a lagoa. No Caminho do Saquinho, que contorna as margens norte e noroeste, é possível apreciar de perto áreas preservadas de Mata Atlântica e até mesmo resquícios de engenhos coloniais. Já o Caminho da Restinga vai da lagoa à praia da Armação por meio de restinga, pinheiros e eucaliptos. O Caminho da Gurita é o mais longo e também o mais atrativo por causa do riacho e pequenas cachoeiras que o visitante encontra pelo caminho, sendo um convite para um banho refrescante.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP