Centro de Florianópolis




O centro de Florianópolis é o lugar que oferece o maior número de pontos turísticos não naturais na cidade. Ali estão desde conhecidos cartões postais, como a Ponte Hercílio Luz e o Mercado Público Municipal, até obras mais singelas, como praças, passando por museus, Igrejas e teatros.
Essa abundância em construções históricas se deve à geografia da Ilha e na influência desta na formação da cidade. O centro, apesar do nome, está localizado no lado oeste da Ilha, entre o Morro da Cruz e o mar, no ponto mais próximo ao continente. Foi ali que Francisco Dias Velho aportou e fundou a cidade. A partir deste ponto foram sendo construídas as ruas e as casas. Até a inauguração da Ponte Hercílio Luz em 1926, a única maneira de chegar à Ilha era atravessando o canal a barco e o difícil acesso aos outros bairros, feitos por estrada de terra até a metade do século XX, também contribuiu para o desenvolvimento do bairro.
A paisagem do centro mudou com a construção das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Salles e com o aterro da Baía Sul. Até então o mar batia no Mercado Público de Florianópolis e existia um trapiche municipal na praça Fernando Machado. Com o crescimento da população e do tráfego, foram criados novos terminais urbanos e, nos últimos tempos, um elevado.
Atualmente o centro é o coração político da cidade e do Estado. Também é ali que se concentra o comércio, o qual mantém as ruas sempre cheias de gente. Pela facilidade de acesso através das pontes e da Beira Mar Norte, também é o local prefererido para a organização de eventos, alavancada principalmente pelo Centro Sul e pela grande concentração de hotéis.

0 comentários:

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP